Cultura e Valor – A receita de uma equipe de Alto desempenho, saiba como implantar na sua empresa

A razão de equipes atingirem um alto desempenho, certamente é a presença forte da cultura organizacional e inúmeras empresas de diferentes categorias apresentam isso. A grande cultura é o que permite que equipes de pessoas desafiem as probabilidades e alcancem o notável. Permite com que as empresas cresçam e escalem com muito menos custos de coordenação. Quando se cria uma empresa, sabemos que a cultura é algo importante, mas nem sempre está claro o que isso pode significar e por onde começar, a boa notícia é que nunca é tarde para começar a pensar na cultura e nos valores de sua empresa.


Eu vou te mostrar que 4 passos são relevantes para implantar cultura e valores em sua empresa:

1º - Encontre os valores da sua empresa

Na sua estrutura a cultura da empresa é movida por valores, mas como encontrar os valores da empresa? Você pode começar reunindo um pequeno grupo de funcionários-chaves de diferentes departamentos, incluindo todos os fundadores. Caso você seja uma startup em estágio inicial, essa reunião pode ser, claro, com a empresa inteira, agora se você é uma organização maior, precisa ser mais atencioso e minucioso na escolha desse comitê. Os indivíduos na sala devem ser os portadores culturais da sua organização, indivíduos estes que representam os valores que você deseja institucionalizar.


2º - Envie seus valores


Seus valores culturais são o tecido conjuntivo entre sua empresa e o mundo. Para torná-los reais você deve “enviá-los” como um produto. Envie-os para seus funcionário e clientes. Ter seus valores visíveis facilitará a aceitação por sua equipe. Dedique também um tempo para exibir com destaque seus valores em espaços de reunião, decks de apresentações, descrições de cargos, sites, materiais de marketing e assim por diante.


3º Programe sua Cultura

Cultura é o que você faz quando os outros não estão vendo. Cultura é caráter. A maneira mais eficaz de difundir, aprofundar e manter seus valores, mesmo quando sua empresa cresce é por meio de rituais que apoiam diretamente seus valores. Os rituais são onde, de fato, a cultura deve ser mostrada, pois se as pessoas não estão ouvindo, vendo ou sentindo a cultura, será difícil vivê-la.

As culturas mais fortes, geralmente, se distinguem por meio de pequenos, mas poderosos conjuntos de rituais únicos. Observe eventos ou atividades que acontecem na sua empresa, rituais que ocorrem naturalmente e apoiam seus valores e amplie-os.


Alguns rituais podem ser:


- Implementação de um programa de reconhecimento orientado a valor ponto a ponto para seus funcionários.

- Oferecer aos funcionários a chance de contar suas próprias histórias de valor nas reuniões da equipe.

- Observar como os funcionários estão se comunicando e a interação com sua marca e valores.


4º Medir e iterar


Se você não pode medir, não pode gerenciar. Sempre acompanhe a cultura da empresa da mesma maneira que acompanharia a satisfação e a experiência de seus clientes.


A melhor maneira de fazer isso é por meio de uma pesquisa trimestral e anônima, você pode utilizar formulários do Google ou alguma outra ferramenta simples. Acompanhe os dados longitudinalmente. Quando você observa uma tendência negativa, é responsabilidade de alguém reverter essa tendência.


Outra maneira simples e testada de solicitar feedback é a CEO ou os cargos C-Levels, programarem almoços mensais com diferentes companheiros de equipe. A programação mensal é normalmente mais fácil, agradável e com um bom tempo gasto. Claro, não estamos no momento ideal para essa ação, mas quando normalizarmos o ideal é termos experiências mais pessoais e informais, que as salas de reuniões.


A razão pela qual você investe em cultura é construir uma empresa de sucesso a longo prazo. Lembre-se de que certos aspectos ou valores culturais que permitiram o sucesso precoce podem inibir o sucesso a longo prazo. O sucesso ampliará a cultura da sua empresa; portanto, quanto mais cedo você estabelecer a base certa, melhor será. Empresas altamente bem-sucedidas com boas culturas podem evoluir para grandes empresas, enquanto empresas altamente bem-sucedidas com más culturas se tornam tóxicas. Revise constantemente o alinhamento entre seus valores culturais e o que é necessário para tornar a sua empresa bem-sucedida hoje e no futuro.


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