Na Contramão da Crise

Antes do estouro da pandemia do Covid-19, na última semana de março, e também, momento de grandes incertezas, ocorreu um aumento acentuado na busca por mercados online. nesse momento a recomendação era só sair de casa em último caso. O varejo era apontado como o terceiro segmento mais cotado para passar por um profundo processo de inovação, ficando somente atrás das categorias de Tecnologia e de Mídia & Entretenimento, porém essa projeção mudou durante a nova realidade que o Brasil e o Mundo passaram a viver.


Com a preocupação da propagação do vírus lojas físicas no Brasil fecharam as portas, e os dados da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, divulgado pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que 32,6 % das empresas encerraram as atividades até a primeira quinzena de junho, sendo que 17,8 encerraram os trabalhos definitivamente e 15,1 % encerraram os trabalhos temporariamente.


Porém com a pandemia, 70% das empresas em funcionamento reportaram um efeito negativo sobre as empresas, na primeira quinzena de junho. Mas um novo modo de compras foi descoberto para os brasileiros, o e-commerce, se para o varejo de modo geral, a queda foi significativa, por outra lado as vendas pela internet apresentaram bons resultados, com um crescimento de 81%, segundo dados da Compre&Confie, com esse aumento o e-commerce brasileiro só em abril faturou R$9,4 bilhões, um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2019.


Após a medida de isolamento social, para combater o Covid-19, a necessidade da utilização de aplicativos aumentou e segundo uma pesquisa realizada pelo RankMyApp apontou que a instalação de aplicativos de e-commerce cresceu em 169% em maio, na comparação com o mesmo período do ano de 2019.

O número total de apps de e-commerce baixados, em maio, foi de 8,4 milhões, o maior deste ano e 74% eminente ao período da Black Friday do ano passado. Os dados também mostraram que os segmentos com maiores destaques foram moda, compra e venda e artigos esportivos.


O que chama a atenção no setor de moda são os pijamas, pelo visto, o tempo em casa unido ao tempo mais frio, com a chegada do inverno, despertou o desejo por pijamas nessa quarentena, o que foi uma inovação para as lojas de roupas que tiveram que mudar suas vitrines, agora digitais, outra mudança ocorreu com as lojas de artigos esportivos, que passaram a vender mais, devido ao fechamento de academias e parques as pessoas passaram a adquirir roupas e acessórios para poderem se exercitar em casa.

No mês de junho, uma pesquisa conduzida pela Opinion Box, juntamente com a Social Miner, apontou que nem mesmo o isolamento impediu que os casais brasileiros celebrassem o dia dos namorados. Os resultados, quando comparados ao mesmo período do ano passado, mostram um aumento de 240% no volume de pedidos e um crescimento de 116% no faturamento dos e-commerces, o que atingiu a marca dos R$6,45 Bilhões.

Ainda de acordo com estudos realizados, agora pela SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores pretendem continuar realizando compras por canais digitais, mantendo o hábito do e-commerce na pós-pandemia, ou seja, se você é um empreendedor e deseja continuar com seu negócio em alta busque criar uma página online para a sua loja desta maneira você irá oferecer aos seus clientes suporte com atendimento 24 horas, por meio de uma chat ou até mesmo o WhatsApp, seu cliente terá mais comodidade e não precisará sair de casa para realizar uma compra, permite ao cliente acompanhar o andamento da compra, como por exemplo pagamento pendente, efetuado, transportando e entregue, seus cliente podem comprar a qualquer momento, sem depender de horários de funcionamento, eles poderão conhecer todo o seu catálogo de produtos e você irá faturar muito mais.

Com os desafios do atual momento, cabe a todos os empreendedores e empresários se reinventarem, cuidando principalmente de sua saúde e planejando seus negócios, pois uma nova sociedade se espera após a pandemia, afinal é durante uma crise e nas dificuldades que ganhamos experiência e maturidade.


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